A ingestão é o processo que leva à introdução dos alimentos no ser vivo.
A digestão é o conjunto de processos que leva à simplificação de macromoléculas em micromoléculas por reações de hidrólise catalisadas pelas enzimas .A absorção é a passagem destes nutrientes simples através das membranas celulares, de forma a poderem ser utilizadas no metabolismo celular.
Digestão intracelular - ocorre no interior da célula, em vacúolos digestivos. Estes resultam da fusão entre vesículas endocíticas, contendo o alimento a digerir, e lisossomas, organelos repletos de enzimas hidrolíticas cuja função é decompor as macromoléculas existentes nos vacúolos em moléculas mais simples. Uma vez formadas, estas moléculas podem transpor as membranas do vacúolos digestivos, entrando no hialoplasma por diferentes processos de transporte. Os resíduos da digestão são eliminados, para o exterior da célula, por exocitose. A digestão intracelular é característica, mas não exclusiva, de seres heterotróficos unicelulares.
Digestão extracelular - ocorre no exterior da célula. Pode ocorrer fora do corpo dos organismos, como sucede com os fungos. Estes lançam as enzimas hidrolíticas para o meio, sendo o alimento digerido (digestão extracorporal). Posteriormente, absorvem os nutrientes resultantes da digestão. Nos animais, a digestão tem lugar em cavidades corporais (digestão intracorporal) que, em geral, se constituem como extensões do meio exterior no interior do corpo.
Sem comentários:
Enviar um comentário