Entre a membrana nuclear e a membrana plasmática existe, no interior das células eucarióticas, um vasto conjunto de membranas, que delimitam túbulos, cisternas ou vesículas, e que se designa retículo endoplasmático.
O interior do R.E. designa-se por Lúmen. Se estes túbulos e cisternas forem revestidos externamente por ribossomas, chama-se retículo endoplasmático RUGOSO (RER), se não tiver os ribossomas é retículo endoplasmático LISO (REL).
O RER tem como função receber no seu lúmen as proteínas sintetizadas pelos ribossomas, a sua eventual maturação e transporte até determinados organitos citoplasmáticos, ou para o exterior da célula.
O REL, mais tubular do que o RER, pode desempenhar, entre outras funções, a modificação de pequenas moléculas que entram na célula e a síntese de lípidos.
Complexo de Golgi
O complexo de Golgi é formado pelos vários dictiossomas de uma célula. Estes são constituídos por uma série limitada de 4 a 7 sáculos achatados (cisternas), empilhados e rodeados por vesículas.
No complexo de Golgi, as proteínas recebidas do retículo são concentradas, envolvidas em membranas e enviadas para locais de destino, que podem ser no interior ou exterior da célula.
Possuem uma face convexa virada para o RE e uma parte concava. A convexa é a fase de formação, onde os dictiossomas recebem as proteínas vindas do RE e a parte concava é a fase de maturação, onde as vesículas vão sendo substituídas por novas vesículas vindas da parte convexa e esta dará origem a vesículas de secreção. As proteínas que vão passando do RE para o C.G. vão sofrendo transformações.
Lisossomas
Os lisossomas são formados a partir de vesículas libertadas do complexo de Golgi e contêm enzimas hidrolíticas. Estão envolvidos no processo de digestão celular.
Podem unir-se a outras vesículas endocíticas (no citoplasma), e originam um váculo digestivo.
Os lisossomas intervém nas digestões das substâncias que foram endocitadas (fagocitose e pinocitose) - heterofagia e também participam na digestão de organelos que necessitam de ser renovados, formando um vacúolo autofágico - autofagia.
SISTEMA
EDNOMEMBRANAR – conjunto de organitos membranares envolvidos no transporte
intracelular e para o exterior da célula
|
|
Organito
|
Função
|
Retículo endoplasmático (RE)
|
Rugoso – Maturação de proteínas e transporte das mesmas no interior ou para o
exterior da célula.
Liso – Transformação de substâncias nocivas e síntese de lípidos. |
Complexo de Golgi
|
Aglomeração
das proteínas produzidas pelo RE e transporte para o local de destino em
vesículas.
|
Lisossomas
|
Vesículas com enzimas
hidrolíticas responsáveis por fenómenos de digestão intracelular.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário